Buscar
  • Dra. Pollyane Bertoldo

Benefícios do Pilates no tratamento da Hérnia de Disco

Atualizado: 2 de Mar de 2020

Uma das principais motivações de nossos pacientes e alunos nos procurar é para tratamento de Hérnia de Disco, o que apenas reflete algo ja constatado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) que verificou que 80% da população mundial sofre ou já sofreu com dores na coluna, sendo que desse, 40% são relacionados a hérnia ou protusão discal.

Decidimos então fazer esse artigo para que mais pessoas possam esclarecer dúvidas sobre como podemos contribuir com o Pilates, mais primeiro vamos entender um pouco sobre a patologia.


O que é a Hérnia de Disco:

A nossa coluna é formada por várias vértebras (ossos) onde ao centro, possui um canal onde passa a nossa medula.

Entre essas vértebras, ficam localizados disco intervertebrais, com sua composição cartilaginosa, possui um formato de anel e sua função evitar os atritos entre as vértebras além de amortecer impactos sofridos.

Com o tempo, esses pequenos anéis vão se desgastando, fazendo que os mesmos saiam de sua posição natural, ocasionando a compressão das raízes nervosas provenientes da coluna, com isso provocando dores de leve a extrema em alguns pacientes.


Possíveis Causas:

Essa patologia pode ter diversos agentes causadores como:


  • Predisposição Genética (que causa a má formação);

  • Excesso de carga de peso;

  • Falta de atividade física;

  • Tabagismo;

  • Envelhecimento;


Sintomas:


Essa patologia pode provocar das mais diversas dores, de dores no pescoço, braços, lombar, coxas e pernas, geralmente é perceptível que a mesma esta irradiando geralmente da vértebras para o membro do nervo afetado.


Como o Pilates pode ajudar no tratamento:


O pilates hoje é um dos métodos mais indicados por Médicos Ortopedistas, provavelmente por ser um dos métodos mais completos voltados para a coluna.


Um dos principais benefícios do pilates e o fortalecimento da Powerhouse (musculatura profunda da região abdominal e quadril) que é responsável por toda a estabilização e suporte da coluna lombar, fazendo com disco deixe de comprimir as raízes nervosas, que causam as dores irradiadas.

Outro benefício do tratamento é a melhora do alongamento, promovendo a mobilidade da coluna, que não somente ajuda no tratamento da hérnia, mais também benefícia as suas atividades diárias, afinal, todos os movimentos que você executa certamente a coluna será acionada.


Só isso já seria motivos suficientes para indicar o método para o tratamento, mais além disso, o paciente também terá benefícios como, melhora na concentração, respiração, fortalecimento muscular, fluidez, consciência corporal, postura e muito mais.


Onde encontrar esse tratamento?


Aqui no Espaço Vivence você vai encontrar profissionais especializados para dar aos nossos pacientes um tratamento individualizado com foco sempre em sua melhora.

Nosso estúdio de Pilates conta com aparelhos que vão ajudar em cada exercício na aplicação correta de forças e movimentos, todos com alta qualidade e confiabilidade para proporcionar a melhor experiência.


Estamos localizados em Goiânia, no setor Marista próximo ao Parque Areião, na região das melhoras clínicas e hospitais de Goiânia.

Marque agora sua aula experimental totalmente gratuita e conheça-nos.





0 comentário