Buscar
  • Dra. Pollyane Bertoldo

Como sua postura pode ajudar no mundo empresarial?

Em um mundo empresarial cada vez mais competitivo, a sua linguagem corporal pode ser decisiva e mostrar muito da sua personalidade.



Sabemos que nos dias de hoje o mundo empresarial cobra cada vez mais dos profissionais qualificações, experiências e milhares de outra competências.


Com toda essa exigência, cada vez mais profissionais vem buscando diferenciais de mercado, e com certeza a sua linguagem corporal pode traduzir muito do seu perfil além de destacar entre demais profissionais.


Mais o que é linguagem corporal?


O seu corpo fala não somente pela boca. Pode até parecer estranha essa frase, mais o falar vai muito além de palavras.


Expressões do seu corpo como, postura da coluna, expressões faciais, sorrisos, posições e movimento de pernas e braços podem trazer a tona sentimentos, personalidade, sentimentos e até mesmos emoções.


No mundo empresarial como isso funciona?


Uma coluna ereta, ombros firmes e um bom uso de movimentos, podem repassar segurança, firmeza e até mesmo juntamente com a fala, apoiar na comunicação verbal.


Com certeza ao assistir filmes ou séries, dificilmente você verá super heróis ou grandes líderes de ombros caídos ou com coluna desalinhada, com certeza para imagem que querem vender para você, a postura deles será exemplar para passar a segurança e conquistar a confiança do público.

De acordo com a psicóloga americana professora da Harvard Business School Amy Cuddy, a sua postura e linguagem corporal, molda quem você é, ou seja, em uma entrevista de emprego, ou até mesmo quem almeja cargos executivos com certeza a postura vai contar muito de você.


O que ocasiona a má postura?


Passamos anos da nossa vida sem nos preocupar com a forma que sentamos, como caminhamos, como nos alimentamos entre outros fatores.


O fato é que todos anos de má postura contribuem para uma memória muscular, onde seu corpo entende que estar as vezes "torto" é o estado natural do seu corpo, e com o tempo sem perceber, o seu cérebro memoriza essa postura e sempre te fará repeti-la.


É preciso nesse caso trabalhar não somente o corpo, mais também o seu cérebro em uma reeducação corporal e muscular para que o corpo volte a entender o que certo e sempre volte a esse estado.


O que fazer para melhorar a postura e memória muscular?


Existem vários tratamentos e exercícios que ajudam a melhorar essa postura, separamos dois em especiais:


RPG (Reabilitação Postural Global)

É uma terapia manual, realizada por Fisioterapeuta especializado que trata especificamente da reabilitação das funções estáticas musculares, ou seja, como seu músculo e cérebro irá se comportar em estado de repouso.


Com certeza é um dos métodos mais indicados para o tratamento efetivo da postura, pois tem por base o tratamento de cada paciente individualizado.


Em sessões de cerca de 1 hora de duração, o profissional posiciona o paciente em posturas estáticas que, combinadas a respiração, trata a reestruturação muscular, mobilidade e flexibilidade para que tanto o corpo, quanto o cérebro memorize a postura correta.


Esse método é indicado em várias patologias, como escoliose, lombalgias, bursites, cervicalgias entre outras.



Pilates

O Pilates é um método de exercícios e alongamentos onde um dos principais focos é a coluna e o fortalecimento da cadeia muscular que a envolve.


Esses exercícios e alongamentos trazem para o paciente mobilidade e flexibilidade para que o mesmo possa ter a postura adequada com bem estar.


Durante os exercícios, há o acompanhamento de fisioterapeuta especializado, onde o mesmo corrige a postura e respiração, o qual atuam diretamente na postura de seus pacientes.


Quer trabalhar sua postura fazendo alguma dessas modalidades? Não perca tempo, agende sua avaliação de RPG ou aula experimental de Pilates grátis clicando aqui

1 comentário